Campos do Jordão 11 a 15 de Março
APM Campos do Jordão
Municípios a froça da democracia

Oportunidades para os municípios superarem crises financeiras foram debatidas nesta quinta-feira

Painel também abordou oportunidades de crescimento e inovação, além de cuidados com a dívida ativa

Oportunidades para os municípios superarem crises financeiras foram debatidas nesta quinta-feira

“As organizações precisam de criatividade para encontrar parceiros que possam complementar suas forças e compensar suas fraquezas.” Essa é uma das mais célebres frases de Philip Kotler, considerado o “pai do marketing”.

Vários tópicos de Kotler, criados dentro do contexto corporativo, podem facilmente ser trazidos à gestão pública, principalmente no que tange à superação de crises.

Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional dos Municípios, convidou os presentes para mais reflexões.  “Há duas palavrinhas mágicas, desconcentração e descentralização, que levam a um equívoco tremendo”, iniciou. “São mais de 240 programas do governo federal para os municípios e o poder continua lá. Não descentraliza. Você se torna um pedinte em Brasília”, arrematou.

Por outro lado, Ziulkoski apontou a vitória com a prorrogação da desoneração da folha de pagamento até 2027. Os municípios foram contemplados por meio do artigo 4º, que reduziu a alíquota patronal do INSS para os entes de interior de 20% para 8%, para as cidades de interior com coeficiente do FPM inferior a 4,0 (até 156.216). Isso representará, aos municípios paulistas, uma economia de R$ 1,5 bilhão.