Campos do Jordão 11 a 15 de Março
APM Campos do Jordão
Municípios a froça da democracia

Confira os vencedores do 2º Prêmio Franco Montoro

O prêmio foi entregue às 15 prefeituras que alcançaram as melhores classificações nos Índices Fiscal, Gestão e Social, de acordo com os resultados fiscais oficiais declarados pelas próprias prefeituras à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), em 2022

Confira os vencedores do 2º Prêmio Franco Montoro

A Associação Paulista de Municípios (APM) entregou nesta sexta-feira (15/3) o 2º Prêmio Governador Franco Montoro, durante o 66° Congresso Estadual de Municípios, em Campos do Jordão. O prêmio foi entregue às 15 prefeituras que alcançaram as melhores classificações nos Índices Fiscal, Gestão e Social, de acordo com os resultados fiscais oficiais declarados pelas próprias prefeituras à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), em 2022.

 

A análise das contas foi realizada nos 645 municípios paulistas, com base em dados referentes a 2022 enviados para o Sistema Siconfi, da STN, até o dia 01 de março de 2024. A APM contratou um sistema de análise já consagrado para definir o prêmio, com base no fator denominado pelo estudo como Índice de Desempenho Municipal (IDM), e estimular a cultura da responsabilidade administrativa entre as prefeituras.

 

O sistema apresenta uma radiografia completa da situação das contas públicas municipais, analisando outras dimensões além da puramente fiscal, como o desempenho social e a gestão dos recursos públicos, contribuindo com o debate sobre a eficiência da gestão municipal.

 

O estudo, iniciado em 2023, continua nos próximos anos. Com o passar do tempo, a metodologia possibilitará determinar se a melhora relativa ocorrida em determinado município decorre da adoção de políticas específicas ou se o resultado obtido é apenas reflexo da queda dos demais municípios.

 

O Prêmio Governador Franco Montoro foi criado pela APM em homenagem ao patrono do municipalismo no estado de São Paulo, André Franco Montoro, que entre 1983 e 1987 assumiu o governo do estado e defendeu a descentralização e a participação na política brasileira, como ferramentas essenciais para o fortalecimento da Democracia. Para o presidente da APM, Fred Guidoni, o prêmio é uma maneira de estimular e premiar os municípios paulistas. “Temos ótimos exemplos de gestores públicos no Estado de SP. O trabalho dos municípios paulistas merece ser conhecido e reverenciado por todos”, completou.

 

A metodologia do Índice IDM e os dados dos 645 municípios paulistas podem ser conferidos no site www.apaulista.org.br/idm  

 

Confira abaixo a relação de vencedores do 2º Prêmio Franco Montoro:

 

  • Categoria FISCAL

 

5° Lugar IDM

Pariquera-Açu

Prefeito Wagner Bento da Costa

 

4° Lugar IDM

Salesópolis

Prefeito Vanderlon Oliveira Gomes

 

3° Lugar IDM

Porto Feliz

Prefeito Antônio Cássio Habice Prado

 

2° Lugar IDM

Pinhalzinho

Prefeito Paulo Rogerio Pereira

 

1° Lugar

Ilhabela

Prefeito Antonio Luiz Colucci

 

 

  • Categoria SOCIAL

 

5° Lugar IDM

Taquarituba

Prefeito Éder Miano Pereira

 

4° Lugar IDM

Urupês

Prefeito Alcemir Cassio Greggio

 

3° Lugar IDM

Colômbia

Prefeito Júlio César dos Santos

 

2° Lugar IDM

Vargem Grande Paulista

Prefeito Josué Silveira Ramos

 

1° Lugar IDM

Araçariguama

Prefeito Rodrigo Andrade

 

 

  • Categoria GESTÃO

 

5° Lugar IDM

Salesópolis

Prefeito Vanderlon Oliveira Gomes

 

4° Lugar IDM

Pariquera-Açu

Prefeito Wagner Bento da Costa

 

3° Lugar IDM

Charqueada

Prefeito Rodrigo de Arruda

 

2° Lugar IDM

Carapicuíba

Prefeito Marcos Aurélio dos Santos Neves

 

1° Lugar IDM

Olímpia

Prefeito Fernando Augusto Cunha